Libellés

vendredi 7 décembre 2012

Torta russa de repolho




Uma das minhas memórias preferidas da minha infância foi ajudar minha mãe na cozinha.

A gente fazia cookies juntos, fazia pizzas e até pão. As vezes minha mãe fazia chantilly, e ela nunca esqueceu de oferecer uma colher para a gente lamber. Ela dava uma colher cheia para mim e uma para meu irmão, depois mandava a gente ficar bonitinho sentadinho embaixo do microondas, para não sujar a cozinha. Na idade de 10 anos, eu já sabia o que a palavra ‘sauté’ queria dizer, já tinha aprendido que a tampa do liquidificador apesar de pequena, é MUITO importante, e eu sabia a importância de separar a gema e a clara do ovo, mesmo que ‘a gente ia juntar eles no final de qualquer jeito’ (essa aprendi com minha amiga Alia, que na mesma idade já sabia mais coisas na cozinha do que eu).

Um dia, minha mãe me ensinou a fazer um filê de peixe rapido, embrulhado em papel alumínio e depois colocado no forno. ‘Um dia,’ ela me falou, ‘Você vai sair de casa para estudar na faculdade, e quando eu for te visitar, você vai me fazer essa mesma receita pois é rápido e nutritivo.’

Esse dia nunca ocorreu. Quando entrei na faculdade, eu ainda estava em casa. E quand eu saí de casa, eu era vegetariana, e minha mãe também.

Mas ainda tenho um grande arquivo de receitas que minha mãe fazia, e minha mãe ainda me dá dicas pela Internet ! Hoje apresento para vocês um prato russo, ensinado à minha mãe por uma intercambista russa e depois passado a mim.

Torta Russa de Repolho 

Ingredientes :
1-2 repolhos (depende do tamanho da tua travessa. Fiz numa travessa de diametro de 28 cm e usei um repolho, mas poderia ter sido um pouquinho mais).
1-2 Cebolas, a gosto
2 copos de trigo
Sal
4 colheres de margarina
Agua

Primeiro Passo: Prepare a massa. Junte o trigo com a margarina e uma pitada de sal, misture até ficar homogêneo. Adicione a água aos poucos até ficar com consistência para poder ficar liso, assim:

Segundo Passo : Corte o repolho em tiras finas e a cebola em rodelas.


Terceiro Passo: Leve o repolho e a cebola ao fogo numa panela grande com uma pitada de sal e pimento do reino. Não, não vai queimar. Fique misturando. O repolho solta muita água e vai ficar marrom. Mexe até toda a água tiver evaporada. Isso leva até uma hora !


Quarto Passo: Forre o fundo e os lados de uma travessa redonda com metade da massa.


Quinto Passo : Coloque o recheio (repolho + cebolas) e cubra a torta com o resto da massa. Se sobrar massa, pode fazer uma decoração em cima. Leve ao forno até sentir o cheirinho de torta ! Tá pronta !

Um obrigadão à minha mãe que me passou a receita e também me deu esse amor por comidas gostosas e caseiras. J

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire