Libellés

jeudi 6 décembre 2012

Porque ser vegetariano?


Porque ser vegetariano?
Eu ouço essa pergunta com frequência. No começo eu ficava chateada e com vontade de dar umas respostas à altura da minha chateação. Mas agora, eu sei que as pessoas que fazem essa pergunta não a fazem por criticar (embora muitas criticam- mas ainda não é razão para mal tratar elas de volta).  As vezes, as pessoas são simplesmente curiosas. Elas querem conhecer teu modo de vida, querem entender o que faz você optar pelo vegetarianismo e saber como você mantém essa dieta. Talvez elas nunca conheceram alguém vegetariano, ou talvez nem conheceu o conceito- pode ser totalmente novo para elas.  As pessoas podem te fazer perguntas sobre tua saúde, para saber se você continua saudável ou não –isso também é uma curiosidade grande.

Minha dica para todos os vegetarianos é não levar essas pessoas a mal. Explique com clareza e sem revolta tuas ideias, com honestidade e boa vontade. Não critique o modo de vida deles.  Ser vegetariano é uma escolha pessoal, assim como ser omnívoro. Procure levar a conversa pelo lado positivo, pois o positivo atrai mais positivo.


Pessoalmente, eu sou vegetariana porque amo os animais, todos eles. Eu não suporto a ideia de amar eles e comer eles ao mesmo tempo. Ainda que, ao contrário de muitos vegetarianos que conheço, eu gosto do sabor da carne. Mas estou mais do que pronta para sacrificar meus gostos para salvar vidas.
Muitas pessoas me dizem que eu sozinha não posso fazer uma diferença. Pois se você deixar de comprar um bife no supermercado, não faz uma diferença na quantidade de carne que o supermercado produz, e consequentemenet não faz uma diferença no que as industrias produzem, e etc….

Eu discordo plenamente ! Posso sim fazer uma diferença. Se eu sozinha sou insignificante nas estatísticas, eu posso ser um elemento de mudança na sociedade. Os humanos funcionam assim : eles gostam de se mudar conforme a multidão.  Dez anos atrás, o vegetariano era um alienígena. Hoje, ele é aceitado pela sociedade, pois esta mais forte em números. E graça ao quê ? A indivíduos que decidiram cortar a carne e resistiram à opinião alheia. Hoje a população brasileira conta com pelo menos 9% de vegetarianos (fonte : IBOPE).
Cito Madre Teresa : O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.

O que eu quero dizer é : se você acredita no que faz, nada fará você desistir.

As outras razões pelos quais já parei de comer animais são :

-Pelo fato que para pescar peixes, matam golfinhos e tartarugas em redes de pesca. E nem me fala em como eles matam tubarões e baleias. Sim, a indústria de peixe tem a ver com isso, sim !
-Pelo fato que temos comida para acabar com a fome mondial, e uma grande parte da agricultura é destinada a alimentar gado (que consome uma quantidade absurda de água também)
-Pelo fato que a floresta Amazônica esta sendo desmatada para criar espaço para pastos e plantações de soja para alimentar gado
Mas a minha razão principal continua sendo pela questão de amor aos bichos.  Eu não como animais porque eu não quero que eles morram por me alimentar, se podemos nos alimentar com outras comidas de origem vegetais com o mesmo teor de nutrientes.

E você, o que você acha ?

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire